
Folha de S. Paulo: Com Petrobrás, Bovespa vira e avança 1,46%; dólar recua
Gazeta Mercantil: Corte de gás da Bolívia expões falhas do setor
O Globo: Carga tributária deverá aumentar em 2009
Fonte de informação simples e direta sobre a conjuntura econômica mundial e nacional, mediante análise de jornais, revistas e indicadores, sem cair no mito do economês

fontes: O Estado de S. Paulo / Folha de S. Paulo / Gazeta Mercantil

O aumento na Selic já era esperado por muitos economistas e indústrias, porém, o que não era esperado é a falta de consenso entre os diretores do Copom. Dentre eles, cinco optaram pela elevação de 0,75 percentual, para 13,75%; outros três ficaram com a prerrogativa de uma alta mais modesta, de 0,50 percentual, para 13,50%.
Agora a estimativa geral é de diminuição dos aumentos da Selic. Para os especialistas, a provável decisão do Copom em outubro será de uma alta de 0,50 ponto, e 0,25 ponto nas reuniões de dezembro. Para janeiro, a previsão é de início de neutralidade na taxa de Juros, sem alguma elevação.
fontes: Banco Central / Valor Econômico
Na manhã de hoje foi assinado um acordo entre Brasil e Argentina, que vai entrar em vigor a partir do dia 03 de outubro. O sistema de comércio entre os dois países será feito com a moeda local, o que antes era negociado em dólar.
De acordo com o ministro da Fazenda Guido Mantega, até o início de outubro haverá um período de adaptação ao novo sistema, com ajustes técnicos. A principal vantagem desse sistema, explicou o ministro, será a redução do custo de intermediação nas operações cambiais. Em princípio esse sistema será estendido também, nos próximos anos, ao Uruguai e Paraguai.
O Estado de S. Paulo: EUA fazem intervenção de até US$ 200 bi para conter crise
Folha de S. Paulo: Brasil e Argentina assinam acordo para trocas comerciais em real e peso
Gazeta Mercantil: Até 2012, Brasil ganha 3° lugar em celulose
O Globo: Bovespa inverte e cai mais de 2%; dólar sobe
Valor Econômico: Comércio entre Brasil e Argentina sem dólar entra em vigor em 1 mês

Os brasileiros chegam hoje a marca de R$700 bilhões em tributos arrecadados de todos tipos pagos a município, Estado e União, desde o primeiro segundo de 2008. A medição que é feita pela Associação Comercial de São Paulo, mostra que a arrecadação aumentou em relação ao mesmo período de 2007. E que no ano passado, a marca dos R$700 bilhões só foi atingida no dia 14 de outubro.
A consulta ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2008 (ano-base 2007) foi liberada pela Receita Federal, que estima em 1,275 milhão o número de pessoas incluídas nessa fase. A consulta pode ser feita pelo site da Receita ou pelo número 146, informando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
Calendário de liberação dos lotes:
IR 2008
Data
1º lote
16/06/2008
2º lote
15/07/2008
3º lote
15/08/2008
4º lote
15/09/2008
5º lote
15/10/2008
6º lote
17/11/2008
7º lote
15/12/2008
O valor fica disponível por um ano no banco. Caso não seja resgatado neste período, poderá ser requerido com o Formulário Eletrônico, disponível em mesmo site. Este valor pode ser questionado: o contribuinte deve sacar a quantidade depositada na conta e reclamar na unidade local da Receita Federal.
Site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br