sábado, 13 de setembro de 2008

Dicionário de Economês

Os termos mais citados na semana:

Dow Jones = é o índice usado para acompanhar a evolução dos negócios na Bolsa de Valores de Nova York . Seu cálculo é feito a partir de uma média das cotações entre as trinta empresas de maior importância na bolsa de valores, as vinte companhias ferroviárias mais destacadas e as quinze maiores empresas concessionárias de serviços público.

IGP-M = Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), pesquisado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Refere-se à coleta de preços realizada entre os dias 21 de um mês e 20 do seguinte, e não no mês completo.

IPCA = Índice de Preços ao Consumidor Amplo, é o índice calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com o objetivo de corrigir os balanços e demonstrações financeiras das companhias abertas. A pesquisa é composta por pessoas que ganham de 1 a 40 salários mínimos nas regiões metropolitanas das principais capitais do País. A composição dos grupos de despesas para o cálculo é o seguinte: Alimentação (25,21%), Artigos de Residência (8,09%), Habitação (10,91%), Transportes e Comunicação (18,77%),Vestuário (12,49%), Saúde e Cuidados Pessoais (8,85%) e Despesas Pessoais (15,68%). O período de coleta vai do primeiro dia do mês ao último dia do mês escolhido, e a divulgação ocorre próxima ao dia 15 do mês posterior.

NASDAQ =
National Association of Security Dealers Automated Quotation System. É a principal instituição norte-americana operante no mercado de bolsas. Os títulos são negociados por meio de pregão eletrônico e não por meio do pregão ao vivo. Recentemente, a NASDAQ uniu-se à American Stock Exchange (AMEX), formando o pregão NASDAQ-AMEX Market Group. Esse sistema comercializa ações de importantes empresas de tecnologia e internet, como: Microsoft, Intel, Dell, Yahoo! e Amazon.

OPEP = Organização dos Países Exportadores de Petróleo. É uma organização composta por países que detém as maiores reservas de petróleo do mundo. Seu objetivo é unificar a política petrolífera dos países membros, o que inclui um controle de preços e do volume de produção.

PIB = Produto Interno Bruto. Representa a soma monetária de todos os bens e serviços produzidos numa determinada região (países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc.). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de analisar a atividade econômica de uma região.

Selic = Sistema Especial de Liquidação e Custódia. É a taxa que reflete o custo do dinheiro para empréstimos bancários. Definida pelo Banco Central, é a taxa básica de juros utilizada para controlar a inflação, norteando a economia brasileira e as negociações com títulos públicos registrados no BC.

fonte: UOL

Nenhum comentário: